8/9/2022 11:45

Open Banking: benefícios de uma tecnologia em expansão

A viagem da transição digital na Banca segue em todo o mundo a uma velocidade cada vez maior. Após uma série de confinamentos motivados por uma pandemia, a importância da digitalização ganhou uma força ainda mais expressiva. As soluções de open banking, em particular, vêem no mercado um campo fértil para crescer e já estão a revolucionar a relação entre instituições financeiras e os respetivos clientes.

Muito sucintamente, o open banking envolve uma tecnologia que agrega todas as informações financeiras de um cliente, mesmo de bancos diferentes, numa única plataforma. As entidades bancárias passam, assim, a partilhar dados de clientes com outros operadores, sejam bancos concorrentes ou fintechs, por exemplo.

Recordar a definição de open banking é importante, porque, por detrás do conceito, cobre-se uma miríade de benefícios, quer para os bancos, quer para os consumidores. Vejamos as diferentes vantagens desta solução de gestão financeira.

Redução de custos operacionais

Por centralizar todas as informações necessárias numa única plataforma, bancos e clientes conseguem aceder, recolher e recuperar todos os dados com bastante mais facilidade. Ganha-se tempo e, no caso específico dos bancos, a produtividade no trabalho é maior. São necessários menos recursos para a gestão de informações bancárias dos clientes e, como tal, os custos também são menores.

Proteção e segurança dos consumidores

A partilha de dados bancários dos clientes entre diferentes entidades pode gerar dúvidas. É compreensível. Mas o open banking está devidamente regulamentado através de duas diretivas supranacionais, as Payment Services Directives (PSD) 1 e 2, que, entre outras medidas, exigem uma certificação dos prestadores destes serviços. Assim, os clientes podem gozar dos benefícios do open banking num ambiente de dados seguro e autorizado.

Facilidade de pagamentos

Com todas as informações bancárias agregadas e devidamente organizadas num ambiente comum, os clientes podem facilmente iniciar todos os pagamentos que desejam sem que haja a necessidade de abrir várias sessões de homebanking para o mesmo efeito.

Novas fontes de receita

Ao prever a ligação entre diferentes entidades para a partilha de dados, a tecnologia de open banking favorece a inovação e a digitalização dos bancos. Estas entidades poderão, por exemplo, otimizar a experiência dos clientes online, agilizar tomadas de decisão e adaptar a oferta de produtos e serviços a cada utilizador. É assim que cresce o potencial de lucro.

Controlo e liberdade

O cliente de um serviço de open banking beneficia de um controle significativamente maior sobre as contas que tem. Agrega, compara e decide informação de qualidade acrescida com toda a facilidade e acelera conciliações bancárias. As próprias empresas ganham maior autonomia na gestão de responsabilidade fiscais, tributárias e de crédito, por exemplo, ao mesmo tempo que estabelecem uma comunicação integrada com outras entidades ou profissionais.

Experimenta gratuitamente a solução de open banking da nBanks.