ARTIGOS

Rita Mata dos Santos

23/8/2019 16:50

"Previsão de risco de falência para Pequenas e Médias Empresas de Portugal ."

Em prol dos seus clientes, a nBanks aposta numa importante fonte de conhecimento e inovação: a investigação académica. No âmbito da parceria com a Universidade do Minho, entrevistámos Roxana Sera, autora de uma tese de mestrado que define um modelo preditivo para ajudar empresas portuguesas em risco de falência.

nBanks - Fale-nos um pouco sobre si e sobre o seu percurso.

Roxana Sera - Sou romena, mas moro no Brasil há muitos anos. Sou formada em Letras, com mestrado em língua japonesa, mas ao longo da minha carreira percebi a importância da área de finanças e contabilidade e fiquei interessada em adquirir conhecimentos especializados nessa área. Trabalhei por alguns anos na área de análise de crédito numa empresa multinacional de São Paulo e sempre tive interesse em entender mais profundamente os modelos financeiros utilizados na área.

nBanks - O que a motivou a colaborar com a nBanks?

R.S. - Desde o início estava muito interessada em fazer um projeto com uma empresa para o trabalho final do mestrado, pois acredito que isso me proporcionará uma oportunidade valiosa de conhecer o ambiente de trabalho de Portugal. A nBanks, além de ser uma empresa da área financeira, apresentou um projeto que muito felizmente coincidiu com a minha área de especialização, que é a análise de crédito. Além disso, gostei muito da proposta de atividades da nBanks, um modelo de negócios inovador que propõe uma plataforma de interação entre clientes e instituições financeiras com transparência, simplicidade e de forma direta.

nBanks - Que tese vai desenvolver e qual a metodologia a usar?

R.S. - A minha tese será sobre previsão de risco de falência para pequenas e médias empresas (PME) de Portugal. A metodologia a usar será de análise discriminante múltipla, aplicando uma versão do modelo Z-Score adaptado, com variáveis de controle e coeficientes que tentarei identificar como mais relevantes para as PME de Portugal.

nBanks - Que aplicabilidade pensa que a sua tese irá ter no futuro? Que benefícios identifica para as empresas e seus gestores?

R.S. -
A minha intenção é desenvolver uma adaptação do modelo Z-Score que possa captar e medir adequadamente os riscos financeiros das PME de Portugal. Esse modelo, se adequadamente desenvolvido, poderá ser utilizado no futuro como uma espécie de diagnostico da situação financeira de uma empresa, ou como alerta para possível situação de dificuldade financeira ou falência. Isso seria útil para as empresas como ferramenta, à disposição de seus gestores, que indica o grau de saúde financeira da empresa. A utilização de um modelo preditivo possibilita, por exemplo, a comparação com outras empresas da área, alerta com antecedência sobre possível risco de encerramento da empresa, pode ser utilizado como indicador a usar na procura de instrumentos financeiros junto do mercado financeiro, facilitando o acesso a crédito, entre outras.

nBanks - Que comentário final gostaria de deixar?

R.S. - Acredito que o modelo de negócios da nBanks tem um grande futuro e ficaria muito feliz em poder contribuir para o sucesso desse modelo que integra informação, transparência, liberdade de escolha, praticidade.

As conclusões desta e restantes 3 teses de mestrado desenvolvidas no âmbito da parceria estabelecida com a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, resultarão na criação de mais uma funcionalidade da plataforma nBanks, para juntar ao leque de ferramentas disponíveis para apoiar e agilizar a gestão financeira empresarial.

Na próxima semana entrevistaremos mais uma aluna para dar a conhecer a sua tese de mestrado em conjunto com a nBanks.