ARTIGOS

Rita Mata dos Santos

30/8/2019 12:05

"Previsão de risco de falência para Pequenas e Médias Empresas Europeias."

Em prol dos seus clientes, a nBanks aposta numa importante fonte de conhecimento e inovação: a investigação académica. No âmbito da parceria com a Universidade do Minho, entrevistámos Sofia Malheiro, autora de uma tese de mestrado que define um modelo preditivo para ajudar empresas na Europa em risco de falência.


nBanks - Fale-nos um pouco sobre si e sobre o seu percurso.

Sofia Malheiro - Sou a Sofia Malheiro, tenho 22 anos e sou de Braga. Tirei a licenciatura em Gestão na Universidade do Minho e agora estudo no Mestrado em Finanças, também na Universidade do Minho.

Considero-me uma pessoa metódica, persistente e que não desiste facilmente.

Motiva-me abraçar novos desafios. Sempre que posso participo em workshops e palestras para desenvolver conhecimentos.

Tenho também especial interesse por línguas estrangeiras, destacando: alemão, espanhol e inglês.

nBanks - O que a motivou a colaborar com a nBanks?

S.M. - Surgiu a oportunidade de, em vez de desenvolver as típicas teses, desenvolver projetos/teses com empresas. A par do meu interesse pela área de investimentos, sempre tive uma certa curiosidade pela área da banca e do crédito. Até aqui nunca me foi possível aprofundar esta área, já que não foi abordada nem na minha licenciatura nem na parte escolar do mestrado. O único contacto que tive foi na unidade curricular de Tópicos de Economia Bancária – uma opção que escolhi no ano transato. Decidi colaborar com a nBanks para desenvolver a minha tese, pois dá-me a oportunidade prática de obter e aprofundar conhecimentos na área da banca e do crédito.

nBanks - Que tese vai desenvolver e qual a metodologia a usar?

S.M. - A minha tese vai centrar-se no teste de modelos conhecidos de previsão de falência das empresas, aplicado a algumas pequenas e médias empresas europeias. A metodologia a seguir será usar os dados mais recentes existentes das empresas na base de dados da AMADEUS e aplicar os modelos Altman Z-Score e Ohlson.

nBanks - Que aplicabilidade pensa que a sua tese irá ter no futuro? Que benefícios identifica para as empresas e seus gestores?

S.M. - Espero que a tese que estou a desenvolver venha a ser útil e que seja também aplicada em serviços nBanks.

O maior benefício será ajudar os gestores das empresas a posicionarem/ identificarem o risco de falências das suas empresas, com base no histórico de empresas similares.

nBanks - Que comentário final gostaria de deixar?

S.M. - Agradecer mais uma vez à nBanks a oportunidade que me dá de poder desenvolver um projeto prático e de ter o meu primeiro contacto com o mundo de trabalho. Espero cumprir os objetivos e não desiludir ninguém.

As conclusões desta e das restantes 3 teses de mestrado desenvolvidas no âmbito da parceria estabelecida com a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, resultarão na criação de mais uma funcionalidade da plataforma nBanks, para juntar ao leque de ferramentas disponíveis para apoiar e agilizar a gestão financeira empresarial.

Na próxima semana entrevistaremos a aluna que desenvolveu a 4ª tese de mestrado em conjunto com a nBanks.

Voltar