ARTIGOS

Orlando Costa

30/4/2019 14:15

E nasceu o nBanks Media Center….

Longos foram os dias que antecederam este dia marcante para toda a equipa nBanks, embora com grande certeza, este dia perdurará na memória de quem firmemente acredita que era necessário existir uma forte disrupção no ecossistema financeiro, a acompanhar tantas mais que proliferam em cada dia que passa.

Há hoje uma oportunidade única de colocar a tecnologia ao favor do cidadão em geral, e nas empresas em particular para reforçar a confiança no sector financeiro. Assim, sente-se, denota-se e exige-se uma clara necessidade de se adoptar uma nova linguagem, uma nova capacidade de conseguir comunicar e acima de tudo transformar linguagem complexa em linguagem simples, isenta e transparente. Não necessariamente apenas no sector financeiro verdade, mas sobretudo nesta realidade.

O Media Center nasceu com esse firme propósito.  O de manifestar uma nova forma de estar e conviver com aquilo a que já se denomina a “economia do conhecimento”. Vive-se agora mais do que nunca uma cultura de partilha, de pulverização e disseminação de conhecimento que só pode fazer resultar uma sociedade mais conhecedora, mais capaz de tomar decisões conscientes. Queremos que o Media Center seja independente. Desejamos que seja um observatório financeiro capaz de tornar simples o complexo e de tornar legível o tradicionalmente opaco.

Numa altura em que se debate qual o modelo de negócio mais adequado para os órgãos de informação, quisemos ser ousados e dar um passo em frente com um novo modelo, uma nova ideia de criar conteúdos económicos. Queremos aproveitar o que de valioso se faz diariamente nos “campus” académicos. Queremos aproveitar o que de valioso os profissionais de negócios e fiscalidade, empresários e quadros bancários podem trazer e dessa forma congruente ousar construir uma semiótica que potencie agora um novo mundo que por toda a Europa se denomina por “Open Banking”, ou seja, o ecossistema bancário aberto, de fácil acesso e pelo que se denota uma forte predisposição para as actuais instituições financeiras também elas estarem receptivas e colaborar fortemente com “fintechs” como a nBanks e tantas outras para em última instância satisfazerem as necessidades financeiras dos seus clientes.

Ninguém sabe em bom rigor qual o “design” do futuro modelo bancário e financeiro que a legislação europeia está a gerar com a nova directiva PSD2 (Payment Service Directive). Sabemos, porém, que os caminhos da transparência, da isenção e da informação partilhada ajudarão a trilhar o caminho certo para esse novo modelo.  

Com esse intuito surgiu a nBanks Media Center. Está agora ao seu dispor.

Orlando Gomes Costa
CEO & Co-founder nBanks - Freedom of choice

Voltar